segunda-feira, 31 de maio de 2010

Capítulo 53...


A poucos dias da Copa do Mundo de 2010 tenho o prazer de ver o quanto a selecao brasileira é querida em outro país!
O Panamá ñ vai para a Copa este ano (e diga-se de passagem...eu nem sei se em algum dia eles já foram!) e pra quem torcer? BRASIL!
Diz meu professor que o Brasil é a selecao número 1 do Panamá! E se olhar bem pelas ruas é a mais pura verdade. Aqui o verde e o amarelo do Brasil é visto nas vitrines das loja, nas bandeirinhas vendidas no farol nas ruas, nas promocoes de comidas, nas portas dos comércios e é claro, nos carros também!
A selecao número 2, adivinhem só: ARGENTINA! Inacreditável! A maior rival da nossa selecao!
Voce ve em muitos lugares a bandeira do Brasil!
Quando souberam que Ronaldinho ñ ia para a Copa do Mundo de 2010...meu Deus! Aqui foi motivo de perguntas e mais perguntas... eles ñ acreditavam de que o Dunga ñ tinha levado o Ronaldinho! Mas com os panamenhos que conversei, eles tem a certeza de que mesmo assim, o Brasil será campeao nesta Copa.
Meu professor de espanhol é fanático pelo futebol brasileiro. Ele sabe bem mais do que eu e em todas as aulas, ele me pergunta quantos dias faltam para a "Copa Mundial" e aí se estende uma longa conversa sobre futebbol, jogadores, Copas passadas e muito mais. É bem divertido e em espanhol!
Vamos ver como será a torcida do Brasil em outro país, ñ é? Experiencia única! Ñ vejo a hora!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Capítulo 52...


Descobrimos que atendimento rápido e eficiente é algo raro aqui no Panamá. Soubemos que os vendedores ñ ganham por comissao, entao talvez esse seja o grande motivo da falta de forca de vontade e agilidade.
Uma vez, fui com meu esposo em uma loja de eletronicos, mas aqui no Panamá na maioria das lojas, se voce tem uma sacola de compras, tem que deixar na "paqueteria" para poder entrar. Nessa loja, ñ era diferente.
Bem na entrada da loja, havia uma balcao redondo com um rapaz dentro, que estava dando informacao para uma pessoa. Achamos que por haver nada escrito e nem uma segunda pessoa, poderíamos entrar na loja com a nossa sacolinha. SONHO! Assim que entramos, passando pelo balcao, o mocinho nos disse que teríamos que deixar o pacote na "paqueteria" e com o indicador, nos mostrou que seria do outro lado que ele estava (dentro do mesmo balcao). Ele continuou conversando com a pessoa e nós demos a volta e fomos até o outro lado do balcao circular. Achávamos que viria alguém, mas que nada! Notamos que era o MESMO MOCINHO que dava informacao.
Ao invés dele esticar seu lindo bracinho pra guardar a sacola no momento em que estávamops a sua frente e nos dar uma senha, ele ficou lá, conversando com a pessoa sem pressa alguma, sem se importar que estávamos ali e queríamos entrar.
Como eu já estava entendendo esse "MUNDO PANAMENHO", resolvi eu mesma guardar a sacola na prateleira e pegar a nossa senha. Guardamos, pegamos a senha e entramos na loja sem que o rapaz percebesse que eu tinha feito isso.
Acho o cúmulo as pessaos tratarem as outras assim, como se ñ tivessem pressa e nem nada mais o que fazer. Ñ quero dizer que o Brasil seja diferente, pois soube de outros acontecimentos parecidos no próprio Brasil. Entao cheguei a conclusao que essa falta de respeito com cliente é algo que deve ser tratado com diretor, coordenador da empresa e seu Recursos Humanos que deveriam em todas os comércios trabalhar com esse tipo de coisa. Estimulando seus funcionários a serem mais atentos, rápidos e sensíveis de certo modo.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Capítulo 51



O CENSO!

Domingo, dia 16 de maio, foi o DIA DO CENSO PANAMÁ!
Fomos avisados um bom tempo antes desde dia. As empresas divulgaram,os sites e afins... tudo isso porque... nesse dia NINGUÉM PODERIA SAIR DE CASA! Verdade!
Fomos informados que até mesmo os tursitas e estrangeiros, seriam contabilizados para o Censo. Sendo assim, no domingo voce só poderia sair caso já tivesse respondido o censo e ganhado uma senha, pois a polícia foi orientada a apreender e multar quem estivesse sem essa senha.
Confesso que nós duvidamos desse dia. Afinal, como assim ñ sair de casa? Como isso em um dia só todo o Panamá sendo "interrogado"? Mas para a minha surpresa e de muita gente que vive aqui, foi bem mais rápido do que prevíamos! Respondemos o questionário e tudo foi bem rápido e civilizado. Um sucesso!
Me fez lembrar que respondi ao Censo de Sao Paulo uma vez e lembro que ñ houve todo esse esquema, também... imaginem só a Avenida Paulista sem carros em pleno final de semana? Ou os Shoppings com plaquinhas de:FECHADO? IMPOSSÍVEL!!!
Mas aqui no Panamá deu certo! Pelo menos, a pesquisa ocorreu e foi em um único dia! Pena que alugamos filme e nos preparamos para ficar um dia inteiro em casa. O Censo foi mais rápido e nós permanecemos com o nosso programinha de domingo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Capítulo 50!


Pra quem na época de escola, assistia a novela CARROSSEL, iria relembrar de muitos personagens ao ver as escolas daqui!
Os alunos se vestem como os da novela! Pra quem ñ sabe, essa novela fez sucesso em meados nos anos 90 (acho) em que os alunos se vestiam com uniformes impecáveis e inconfundíveis!
Aqui no Panamá também é assim! Os alunos sao dividos em PRIMÁRIO, SECUNDÁRIO E HIGH SCHOOL. Os uniformes mantém a mesma cor, mas com modelos diferentes.
Até as escolas públicas tem esses uniformes!
Geramente é assim:
Menina: vestido para abaixo do joelho e gravatinha, ou camisa e saia abaixo do joelho.
Menino: camisa e calca social, as vezes com gravata.

Mas vi uma escola que é um pouco mais tranquila! Eles usam camisa polo e bermuda (abaixo do joelho) também social ou jeans.

Existe sapato para escola! É VERDADE! Todos usam o mesmo! Um preto, com sola emborrachada. Só podem usar esse.
Fora que o horário de aula segue o padrao americano que vai desde manha até após as 14h.

Mas pelo o que tenho observado aqui, apesar das mudancas e diferencas, as escolas parecem ser boas! Tem bastante a participacao dos pais, muitos alunos estrangeiros, o que favorece a ampliacao de socializacao, fora que saem falando fluentemente o ingles e o espanhol.
É... ser crianca ñ deve ser moleza aqui no Panamá, viu?