quarta-feira, 30 de junho de 2010

Capítulo 57...


Copa do Mundo!!! Que maravilha! Brasil na Copa, entrevistas com jogadores, muitas polemicas, ansiedades para os jogos, boloes e tudo mais.
Como já falei, o Panamá nem foi para a Copa, mas por aqui o clima do Mundial é estampado nos carros. Em dias de jogo do Brasil, voce encontra pessoas de amarelo, com a camisa do futebol e tudo o que tem de direito! As vezes me ponho a pensar: "Será que é brasileiro?".
Bom, mas vendo toda essa polemica pelos sites sobre o famoso Galvao Bueno, posso dizer uma coisa: ele está fazendo uma falta danada aqui.
Pior do que seus erros de comentários, é ter que ouvir os locutores narrando o jogo em espanhol. Se bem que eu tenho me divirtido um bocado e aprendendo muito também! Mas uma narracao em portugues faz falta!
Aqui os jogos passam por um canal local e em um canal da tv a cabo. Ambos, em espanhol!
Entao vim contar-lhes as gírias, tiradas dos locutores!
Vamos lá:

ROBI= apelido que deram ao Robinho do Brasil
LA PELOTITA ESTÁ LISTA= quando o jogo vai comecar e a bola já está no meio do campo
ADELANTADO= impedido
PÍDELO=quando um jogador faz falta em outro e eles acham que merece cartao amarelo ou vermelho
PORTERO / ARQUERO= é o goleiro
CAMBIA LA CANCHA= quando os jogadores vao para o ataque e um deles, chuta a bola cruzando, invertendo o jogo.
CORNER= escanteio
SELECAO CANARINHA= é a selecao brasileira, a famosa CANARINHO


Isso sao apenas as palavras.... ditas em muito entusiasmo!
O PÍDELO, por exemplo, eles falam umas 3 vezes seguidas e bem rápido (diz meu professor de espanhol que eles fazem isso para dar animo ao jogo): "PÍDELO, PÍDELO, PÍDELOOOOOOOO...."
E quando alguém chuta a bola para o gol? Por mais que ñ tenham feito o gol, o locutor vai ao delírio e ele grita de uma forma que voce pensa que ñ viu a bola entrando na rede.
Quando os jogadores erram, ou marcam falta, o locutor solta inúmeros "O" que até confunde voce sobre o que ele quer dizer. Fica mais ou menos assim: "Ohohhhh.... Ohohohhhhhh"
Mas para mim, o melhor é quando os jogares fingem que se machucaram ou o juíz segue o lance sem marcar a falta. Entao o locutor fala:" No pasa nadaaaaaaa".
Imaginem assitir a 90 minutos com tudo isso, acrescentando propagandas a baixo da imagem o tempo todo (chegando a cortar as cabecas dos jogadores das laterais) e o narrador tendo que divulgar oralmente o que está mostrando na propaganda?
Bom, mas Copa do Mundo é única, é um evento mundial e tudo o que é erro, passa . Afinal, ñ tem como voce voltar atrás a partida ñ é mesmo?
Vamos lá BRASIL!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Capítulo 56...


A natureza é mesmo algo de Deus!
É incrível o quanto ela pode nos surpreender.
Na última sexta-feira a noite, o céu estava trovejando mas nada de chuva. Já era tarde, umas 22h30 e um clarao cobria o céu.
Nunca havia visto nada assim em toda a minha vida! Era uma tempestade de raios!
Um fenomeno da natureza sem igual!
Acredito que estava ocorrendo em alto mar, pois era dali que vinham as nuvens tao claras!
Foram horas de "flashes" de 2 em 2 segundos.
Confesso que fiquei com o pouco de medo, afinal era desconhecido pra mim, mas fiquei parada na janela por um bom tempo, admirando essa paisagem tao bela.
No dia seguinte, todos comentavam e pareciam que haviam sentido a mesma coisa: Fascinacao!

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Capítulo 55...



Quando está em um lugar diferente e vai comer alguma coisa, primeiramente voce procura por algo que já conheca. Entao eu fui ao Mc Donald´s!
Claro! Já conhecia, gostava, vamos lá.
No caixa do Mc Donald´s olhei para o display com os lanches e escolhi o meu. O conhecido no Brasil como Quarteirao com queijo (porque aqui no Panamá ñ tem o número 4 que é o de Cheddar).
Pedi pra mocinha me dar o combo número 2.
Ao lado dela, estava o gerente que ao ouvir o meu pedido, voltou-de para o display que estava atrás dele e atentamente, com o dedo indicador, contava os combos.
Demorei um pouco para me perguntar:" O que ele está fazendo?" Foi entao que notei que aqui os combos ñ sao identificados por números, como no Brasil! Aqui voce faz o seu pedido, falando o nome do combo.
Nossa! Eu nem tinha visto esse detalhe!
Morrendo de vergonha, pedi desculpas e expliquei que no Brasil eles sao pedidos por números e o gerente sorrindo me disse pra ñ me preocupar. Que ele estava contando pra ver qual era o número 2! Disse ele que antigamente os lanches daqui do Panamá também eram nomeados por números, mas que agora ñ sao mais!
Pois é, aprendi que mesmo que em outro lugar tenha o que voce conhece, é melhor prestar bastante atencao, pois podem haver pequenas mudancas e aí ninguém precisa passar por uma situacao dessas.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Capítulo 54


Vou te falar que vizinho é um problema sério em qualquer lugar do mundo!!!
Acreditem que no sábado passado eu simplesmente ñ consegui dormir, por conta de um "simpático" que resolveu se embriagar e dar uma festinha a dois andares acima do meu apartamento. Detalhe: música altíssima de RAGGAETON!
Desde as 22h a música incomodava. Imaginem as 3h da manha? NINGUÉM MERECE!Aí levantei e resolvi interfonar para o porteiro, que eu ñ sei nem quem é.
Liguei, ele logo atendeu e falei que deveria ter algum vizinho com música muito alta e tal. Ele de pronto me respondeu que já estava sabendo, que era do andar 24 e que ele já tinha falado com o morador sobre o barulho (provavelmente alguém já tinha reclamado) e que ele estava embriagado e disse que ñ ia abaixar o som!
No momento em que ouvi essa frase, ainda com muito sono e super stressada, eu só pensei em perguntar ao porteiro uma coisa: "E o que fazemos?" E ele disse: "Vou fazer um relatório e entregar para a admistracao do prédio". Ou seja: NADA!
Ñ era possível! Nessa hora eu ñ sabia se chorava de sono e pouco resultado ou se matava o porteiro pelo interfone mesmo!

Pensei comigo: "Bom, entao, nada resolvido, ele vai continuar com a música, eu vou continuar sem dormir e o porteiro vai continuar na guarita." É O CÚMULO.
Eu até perguntei se ele ñ iria chamar a polícia ou algo assim, mas acho que ele nem cogitou essa ideia.
Resumindo: eu ñ dormi, ele continuou com a música alta e ñ sei o que vai acontecer daqui pra frente.
Realmente tenho notado que aqui no Panamá as pessoas ñ respeitam ao outro e que até mesmo a polícia perde a autoridade por muitas vezes. Acaba sendo um descaso. Me sinto como se vivesse em um mundo onde ñ há lei e tao pouco boa vontade dos outros. É incrível...