sexta-feira, 23 de abril de 2010

Capítulo 49...


Eu ñ sei porque insisto em ser simpática!
Dessa vez na aula de Espanhol, eu e uma amiga brasileira tentamos nos comunicar mais uma vez com o aluno chines! Ele é gente boa, faz os exercícios muito bem, mas ele ñ consegue entender quando falamos!
Tudo bem que eu ñ estou HABLAAAAANNDOO um espanhol maravilhoso, mas poxa! Eu consigo me fazer entender... as vezes...hehe
Bom, estávamos falando sobre comida e eu contei o que é pao de queijo (que aqui ñ tem)e guaraná. O professor se animou! Perguntou sobre o gosto, como era feito e tudo mais e aí ele foi ao banheiro...
Querendo continuar o papo com o pessoal da sala, a minha amiga e eu continuamos a falar e perguntar para a koreana e para o chines o que eles comiam. A koreana até entendeu e nos respondia, mas o chines...MEU DEUS DO CÉU! Esse foi difícil!
Tudo o que eu perguntava ele fazia aquela cara de quem ñ entendia nem uma palavrinha (como se eu falasse grego, ao invés do espanhol) e ainda me entregava o dicionário (chines- espanhol) pra eu encontrar a palavra!! Essa foi de doer!!! Eu queria rir, chorar, fazer mímica, tudo ao mesmo tempo.
Minha amiga só falava:´"É, está complicado!" e com isso a vontade de rir vinha ainda mais forte, sabe?
Nessas tentativas loucas de uma mísera comunicacao, o professor retorna do banheiro e nos salva do sufoco MADE IN CHINA!
Mas ñ é isso que me fará desistir de tentar falar em espanhol com ele. Ele que me aguarde!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Capítulo 48...


Se voce pensa que as mulheres do Panamá sao envergonhadas....engano seu!
Aqui é normal ver uma mulher indo ao mercado, passeando na rua, indo ao banco, com BOB DE CABELO! Já vi váriassss....
É verdade! Quem assistia Chaves, lembra da Dona Florinda, que é uma senhora que vivia com o bob na cabeca. Aqui no Panamá temos várias Donas Florindas... e nem pense que sao discretos. Os bobs sao enormes!!! Bem a mostra!!
Mas calma! Eu ñ aderi a esse novo look! Ainda ñ tive coragem! hehehe
Mas quem adora bob, pode vir ao Panamá e usar a vontade!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Capítulo 47...


Minha aula de espanhol foi um passeio! Fomos a um "bairro" histórico da cidade do Panamá que se chama CASCO VIEJO. O local inspira história! Cheio de construcoes antigas, ruas estreitas feitas com pedras, casas germinadas, igrejas, pracas,...e está em restauracao.
Lá fomos em um museu e em uma igreja conhecida como: "ALTAR DE ORO".
Como era de se esperar o altar é todo feito em ouro, a coisa mais linda! Uma igrejinha pequena, simples, mas com esculturas belíssimas!
Vim aqui hoje, contar a lenda desse altar.
A muitos anos existiam os piratas que vieram saquear o Panamá por saberem que esse país tinha muito ouro e prata.
Entao, um pirata chamado Henry Morgan foi até a igreja do Altar de Oro, "IGLESIA SAN JOSÉ", querendo roubar todo o ouro da igreja.
Só que os sacerdotes muito mais espertos, sabendo do desejo dos piratas, mais do que depressa pintaram com óleo negro todo o altar, escondendo o ouro!
Assim que o pirata chegou na igreja, vasculhou, procurou o ouro, mas nada encontrou. Avistou apenas um sacerdote diante de um altar escuro, que indagado pelo pirata sobre o local do ouro, disse:"Somos uma comunidade muito pobre. Tem alguma colaboracao?".
Entao, o pirata, meteu a mao no bolso e retirou um punhado de moedas dizendo: "Ñ sei porque, mas me parece que voce é mais pirata do que eu." Entregou as moedas,foi-se embora e o altar sobreviveu até hoje!
A história parece dos PIARATAS DO CARIBE, né?
Achei demais!!!
Segue um link, caso se interessam: http://www.panamaface.com/sp/locality/locality_detail.php?idLocality=45

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Capítulo 46...


Um coisa curiosa do Panamá:
Nos Shoppings daqui há um trenzinho. Ñ é um trenzinho no parquinho, em um local próprio...ele passeia pelo shopping inteiro!
Voce paga uma quantia e passeia de trenzinho pelo shopping. O pior é que se voce estiver vendo uma vitrine e o trenzinho bater os sininhos, é voce quem atrapalha ele e tem que sair da frente, é mole?
Várias vezes já vi o trenzinho soar os sininhos quando havia alguém parado.
Essas coisas,...só no Panamá mesmo!

terça-feira, 13 de abril de 2010

Capítulo 45...


Depois de quase 4 meses aqui, precisava urgentemente ir ao cabeleireiro, ou como chamam aqui: "PELUQUERO" hahahaha
Fui em um que meu marido costuma ir. Ñ é aquele salao de beleeeeeza, mas é um bonzinho e já tinha observado que os cabeleireiros tinham luzes entao, essa era uma deixa de que ao menos saberiam fazer, né?
Com medo, confesso, fui.
Tentei explicar mais ou menos o que eu queria. Ele fez as mechinhas de luzes, buscando nos lugares em que eu já tinha. Enquanto o produto fazia efeito, lavava, tonalizava, lavava de novo, o tempo parecia parar..que tortura!
De repente, ele tira a touca térmica e lá estava eu.... com o cabelo mais escuro! Meu marido se assustou! Diz ele que na hora pensou:" Pronto! Vou ter que pagar uma passagem pra Fanny ir para o Brasil só para fazer as luzes!"
Mas a minha cara de espanto, foi quando o cabeleireiro secou a minha franja!!!! Ah! Minhas mechas tinham ficado mais claras, quase que loiro branco sabe? E o cabelo ficou numa cor de castanho claro!!! Muito diferente do que eu costumava fazer no Brasil... (ai que saudades da Michele que só em me ver, já sabia a cor que ia usar, o tempo, o corte, tudo!)
Entrei em choque! Ñ sabia o que fazer! O cabeleireiro comecou a me acalmar, dizendo que no primeiro dia é assim, mas que depois de lavar o cabelo vai ganahndo mais cor natural e etc... resolvi arriscar! Mudar e inovar!!!
No final, depois de uma bela escova, o cabelo até que ñ ficou tao ruim... agora, é se acostumar!

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Capítulo 44...


Mais um fora!

Mas parece brincadeira...sempre dou meus furos por aí.
Na aula de espanhol o professor abriu uma discussao sobre:"BEBER MUCHO" e com gestos e sinonimos, ele explicava o que isso queria dizer no Panamá. O que ñ difere no Brasil. Beber Mucho é quando uma pessoa bebe muita bebida alcóolica.
Lá fui eu com meus ensinamentos brasileiros....
Falei para o professor que no Brasil, usamos a expressao:"ENCHER A CARA". Para que meu professor pudesse entender, comecei a dizer que era a mesma coisa que beber mucho. Comecei a falar as bebidas alcóolicas, entre elas a famosa pinga!
PRA QUE?
Ele só fez um sinal de " O QUE VOCE FALOU?" para que eu pudesse repetir. Nisso, minha amiga, brasielira, riu e pediu para que eu ñ falasse isso aqui no Panamá.
Eu ñ sabia do que eles estavam falando. Fiquei com o rosto todo vermelho, morrendo de vergonha!
Entao o professor muito gentil, disse que ñ era pra eu me preocupar. Que era melhor falar isso na sala para aprender do que dizer isso na rua.
Pronto! Aí meu mundo caiu! Deve ser horrível mesmo, né?
Entao ele me explicou que pinga, no Panamá, significa "órgano sexual masculino"... MEU DEUS! Imagina se eu chego no mercado e pergunto se tem pinga??
Ainda bem que falei isso na aula e agora eu sabendo, ensino para todos voces!! Cuidado, hein?? nEscapei por pouco....

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Capítulo 43...


Pra quem tem dúvidas, meu marido e eu estamos arrasando na cozinha!!! Na verdade as vezes arrasamos com a cozinha também! Mas ultimamente temos feito boas comidinhas, viu?
Essa semana resolvemos acabar com as comidas que tivemos que congelar, as famosas: "QUESOBRO"!
Ele teve uma grande ideia: Vamos fazer Bolinho de Arroz!
"É fácil!" ele falou. Pegamos a receita em uma revista e nós dois comecamos a preparar...mas alguma coisa estava errada! Seguimos a receita mas estava muito mole...como formaria um bolinho?
Bom, primeira tentativa: Deixamos o óleo bem quente e colocamos uma colherada da massa mole. Menos de 1 minuto... ela espalhou por todo o óleo. Jogamos fora.

Segunda tentativa: Colocamos farinha de trigo na massa. "Agora deve ficar melhor" Fizemos o mesmo ritual de deixar o óleo quente e colocar a massa e.... deu na mesma coisa, a massa se espalhou pelo óleo.Mais um bolinho para o lixo!


Terceira tentativa: Colocamos na massa mais farinha, maizena e milho...(na verdade o milho nem foi colocado na intencao de dar liga na massa, mas sim como algo para complementar) e lá fomos nós na frigideira. Dessa vez deu mais certo. A massa se espalhou, mas bem menos do que antes e resolvemos fazer assim mesmo. Se ñ, íamos acabar com o saco de farinha, de maizena e iríamos comer as 23horas!


Mas o mais engracado ñ foi ver a massa espalhar e o bolinho de arroz virar um "patacones" (que é um bolinho feito com banana e é frito como batatinha frita que comemos nos restaurantes por aqui), foi ver meu marido, morrendo de medo do óleo fervendo, espirrando por toda a cozinha que eu havia acabado de limpar. Confesso que me deu até dor no coracao ver aquele óleo caindo no chao, nas paredes, mas ve-lo tentando fazer e cozinhar juntos, compensou muito mais!

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Capítulo 42...


Aqui no Panamá o transito é bem caótico, como já descrevi em muitos capítulos. Mas apesar disso, o mais longe daqui é 15 minutos de carro, o que nem se compara a cidade de Sao Paulo, né?
Mas todos os dias quando eu dirijo eu rezo pra ñ bater em nenhum carro ou pra ninguém bater em mim, porque já percebi que uma batidinha simples faz da sua vida um caos!!!!
Porque as seguradoras daqui, sugerem pra ninguém retirar ou mexer no veículo quando acontece uma batida. Voce simplesmente tem que desligar o carro e deixar onde bateu, do jeito que o carro ficou! VERDADE! Atrapalhando ou ñ o transito!
Uma vez, tentei entrar em uma rua mas ñ pude, porque havia acontecido uma batida. Conclusao: ninguém entra e ninguém sai até chegar o seguro e resolver. É mole?
Nem aquela puxadinha do carro para o acostamento ou calcada voce pode fazer!
Agora imagina eu: Falando um espanhol BEM PORTUNHOL, tentando me comunicar com um panamenho nervoso, falando rápido??NUNCA!!!
Espero ñ bater nessa cidade.

terça-feira, 6 de abril de 2010

Capítulo 41...


Lidar com prestacao de servico aqui no Panamá é de doer! Eu que achava que no Brasil era complicado, acabei descobrindo que achava isso antes de vir pro Panamá!
Tenho 3 janelas aqui em casa que precisam de cortina. Fiz alguns orcamentos e decidi fechar com a mesma senhorinha que fez a cortina do quarto.
O problema ñ foi escolher a cortina ou tecido, foi encontrar com ela. Pense em uma mulher que marca e ñ vem? Que fala que vai e ñ vai?
Na primeira vez ela veio aqui em casa tirar as medidas, mas esqueceu o mostruário para eu ver os tecidos. Ficou de vir na outra semana e chegou em casa quase que sete horas da noite! Vi o tecido e pedi o orcamento.
Ela demorou 2 semanas pra me passar o orcamento (isso porque eu tive que ligar 3 vezes!).
Assim que ela me passou, conversei com o meu marido e resolvemos fechar.
Voltei a ligar pra ela e adivinha?
Ela esqueceu qual a tela que eu escolhi! HAHAHA! É de doer, ñ é?
Ainda bem que eu fiquei com uma amostra do tecido e entao, pedi que ela viesse buscar!
Ela falou que vinha na quinta-feira passada...QUE NADA!
Ontem mesmo liguei e diz ela que vem hoje.... já sei que terei que ligar pra tentar ao menos me garantir! Porque se ela está sendo chata, eu serei mais!! Ah! Ela ñ sabe o que uma brasileira é capaz!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Capítulo 40...


Aqui também tem Páscoa! Mas um pouco diferente....
Fiquei arrasada quando vi que aqui ñ tinham OVOS DE CHOCOLATE! Acredita? Nossa!! Muito triste, né?
Perguntei pra Eneida como era a Páscoa aqui e descobri que aqui no Panamá as pessoas pintam os ovos de galinha e as criancas procuram! Fiquei pensando nas coitadinhas que procuram os ovos e fazem o que? Comem fritos quando a mae chega? Comem crus? Ou guardam os ovinhos pintadinhos até apodrecerem? Credo! Ahhhhh que saudades da Páscoa no Brasil com aqueles ovos de vários tamanhos, recheios, embalagens bonitas....
Bom, mas como Páscoa sem chocolate ñ é Páscoa, dei para meu marido um pote com muitos chocolates!!! UM MONTE! Enfeitei em um saco transparente bem caprichado e entreguei!
Ele foi mais esperto! Descobriu uma brasileira que vende ovos de páscoa aqui no Panamá. Parece que ela mora aqui e vende os ovos! Ganhei um ovo bem grande e recheado! Hummmmmm