
Uma das coisas mais interessantes que ocorre aqui no Panamá é a falta de comunicacao entre as pessoas.
Se o transito está um caos e quase os carros batem, dificilmente voce irá ver e ouvir uma pessoa xingando a outra. Porque o calor é tao infernal, que ninguém anda com os vidros abaixados.
Mas ñ somente isso, as pessoas ñ se comunicam por aqui.
Ñ sou uma pessoa tecnológica e quando cheguei aqui custei para entender o que as pessoas faziam com a cabeca baixa escrevendo em seus celulares o tempo todo! É o famoso BLACKBERRY...um fenomeno aqui no Panamá! Parece uma epidemia, misturada com um vício.
Quando voce vai no cinema, no Shopping, as pessoas que estao no ponto de onibus, na sala de espera do médico, fazendo compras no mercado, restaurantes, bares...todo mundo está com a cabeca baixa, mexendo nas minúsculas teclinhas de forma bem rápida.
Acho legal voce ter algo tecnológico e que te faz participar do mundo virtual em qualquer lugar que voce esteja, mas também penso no ser humano. Na pessoa que ñ vive só, que precisa se socializar, que precisa ter esse contato físico.
Será que estamos trocando a pessoa por objetos?
Será que estamos conseguindo substituir o calor humano por máquina?
Ou será que queremos omitir nossa verdadeira imagem e querer passar uma forma desejável para que os outros nos aceitem melhor?
E o tal de olho no olho? Ñ existe mais?
Facebook, orkut, twitter e blá, blá, blá.... será um novo vício?
Para se ter as respostas, precisa de tempo. Afinal, até uma certo tempo atrás, internet era apenas discada e no computador que ficava no quarto ou na sala. E a gente nem sentia tanta falta assim.
Os tempos mudaram e infelizmente os seres humanos também estao mudando. Isso me dá um pouco de medo. Confesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário